Dicas para identificar um mentiroso em sua relação

Identificar um mentiroso é uma habilidade que muitas pessoas gostariam de ter hoje em dia, pois traição, mentiras e dúvidas está se tornando algo bem comum dentro dos relacionamento.

Quem nunca se envolveu com uma pessoa mentirosa que jogue a primeira pedra, pois duvido que exista alguém nesse mundo que nunca tenha se envolvido com um mentiroso. Confira dicas para identificar um mentiroso em sua relação.

Identificar um mentiroso no casamento

Descobrir mentiras dentro de uma relação está se tornando comum nos dias de hoje

Estou apaixonada(o) por um(a) mentiroso(a)

Muitos homens e mulheres que se envolvem com um mentiroso, acabam percebendo muito tarde o verdadeiro perfil de seu parceiro. Isso porque a relação já se inicia com mentiras, e quando “a máscara cai”, a separação acaba se tornando muito difícil.

No começo existe a tolerância, acaba-se “fechando um olho” quando a mentira é inocente e deixa-se levar.

Porém, isso acaba estimulando a auto-estima do mentiroso, pois ele acaba pensando que consegue se safar de todas as situações com sua lábia, inclusive “pular a cerca” sem que o parceiro perceba.

O complicado é que o mentiroso quando percebe que está sendo convincente, acaba mentindo cada vez mais, inclusive no tipo de mentira; e é aí que mora o perigo, pois o mentiroso passa a envolver outras pessoas em suas mentiras, inclusive você, podendo causar sérias conseqüências no futuro.

Como controlar e identificar um mentiroso

  • Ao perceber que seu parceiro começou com leves mentiras, já corte o mal pela raiz, porém de forma sutil: diga que ele está exagerando, ou questione pontos onde você perceba que ele vai se enrolar. Assim, seu parceiro vai ver que de boba você não tem nada, e vai perceber que não adianta ficar mentindo (ou pelo menos irá se controlar nas mentiras).
  • Fique sempre atenta a detalhes, geralmente mentiras são elaboradas às pressas, é mais fácil identificar um mentiroso que não teve tempo de enriquecer muito sua história.
  • Memorize sempre o que ele fala no início e no final, e questione alguns pontos; como a estória foi elaborada às pressas, com certeza ele vai se contradizer em algum fato.
  • Existe um ditado que diz, “quem se explica demais, só se enrola”. Se o mentiroso começar a se explicar demais sobre determinada situação, fique atenta, questione e pergunte o porquê dele fazer tanta questão de esclarecer algo que talvez não tenha tanta relevância.

Lembre-se que a mentira costuma ser muito comum no começo de relações, pois a pessoa quer impressionar de alguma maneira, mas cuidado: se a relação “vingar”, no futuro você com certeza vai se complicar (leia o post que fala das 7 dicas para se tornar um homem mais seguro e se dar bem com mulheres interessantes).

Confie no seu sexto sentido

Muita gente não acredita, acha pura balela, mas por experiência própria eu afirmo: Nossa intuição é uma das maiores armas para identificar um mentiroso, pois onde tem fumaça, tem fogo, por menor que seja, e se você não ficar esperta(o), acaba se tornando um incêndio.

Quando você começar a sentir que tem algo errado, vá atrás, pois isso é sinal de que nosso subconsciente está trabalhando. Imagine que cada estória que o mentiroso te conta, cada fato relatado é como uma pecinha de quebra cabeça: vai chegar um momento que seu subconsciente vai montar esse quebra-cabeça, e disparar um alarme, que nada mais é do que nosso sexto sentido apitando, dizendo que tem algo errado.

Já passei por situações no qual me achava extremamente paranóico, mas ao ir atrás, sempre tinha alguma coisa errada. E isso não aconteceu somente em relacionamentos não, mas também com situações profissionais, familiares e de amizade.

Tipos de mentiroso

Existem alguns tipos de mentirosos, vou citar aqui os que eu acho mais interessantes:

  • Mentiroso bobo: aquele que conta mentiras tão imbecis que chega a parecer piada. Geralmente é o tipo de mentiroso inocente, as pessoas nem costumam desmascarar ou brigar com ele, pois acaba sendo a piada da turma.
  • Mentiroso xavequeiro: é o mais comum nas baladas, muitas vezes inteligente, galanteador. Costuma soltar pequenas mentiras, de forma sutil, sobre si mesmo, sempre procurando deixar informações sobre seu status social, financeiro. Geralmente usa essa artimanha para pegar as interesseiras de plantão apenas pra levar para a cama naquela noite (veja o post sobre o que os homens pensam da mulher após transar no primeiro encontro) e não caia nas garras desse lobo em pele de cordeiro!
  • Mentiroso doente (ou patológico): Esse mentiroso é o pior de todos, pois geralmente quando você percebe, já está envolvido com ele. Mesmo que você esteja completamente certa em alguma situação, ou consiga desmascarar a mentira, ele tenta convencer de que você errou, que a mentira foi dita por sua culpa. Geralmente é uma característica do narcisista (em um post futuro vamos falar sobre ele). Tome muito cuidado, geralmente esse tipo de pessoa costuma ser muito envolvente e evita mentiras no qual seja fácil desmascará-lo, pelo menos no início. As mentiras costumam ser mais sérias e convincentes, muitas vezes envolve situações extremamente desagradáveis como traição, golpes ou até mesmo crimes.

Nos comentários, sintam-se a vontade para citar novos tipos. Relatem suas experiências pessoais, citem os tipos de mentirosos e suas artimanhas usadas, assim vamos poder aprender a logo de cara evitar relacionamentos que no futuro só nos trarão dor de cabeça.