Você que me lê todo dia aqui sabe que sempre falo sobre autoconfiança, certo? Então, em alguns momentos eu dou algumas dicas de como fazer isso, mas esses dias um amigo me falou um lance que me deixou intrigado e que logo você vai ver que tem tudo a ver com isso.

Tava aqui no estúdio conferindo a edição do meu último trabalho e apareceu meu parceiro, cara com quem compartilho várias técnicas e tem sido meu “testador oficial” hehe

Mas ele chegou meio esquisito, cara amarrada. Perguntei o que houve e ele comentou que na vinda tinha cruzado com um camarada do tempo da faculdade, mas o cara tava com um ar tão arrogante que o deixou inibido… Acabaram não se cumprimentando e ficou aquele clima estranho no ar.

– Arrogante como? – perguntei sem dar muita letra.

– Sei lá cara, peito estufado, olhar sério, nariz lá no alto sabe como?

– Vai ver tava pensando longe… – com isso tratei de desconversar e puxar meu brother pro assunto que realmente me interessava: o vídeo que vou lançar em breve.

Só sei que quando tava pensando no assunto de hoje me lembrei dessa conversa e percebi uma coisa: tem muita gente que confunde confiança com arrogância e isso atrapalha muito o jogo.

Quero dizer, enquanto você ta lá batalhando pra conquistar uma garota e vê minhas dicas sobre como parecer mais confiante, será que ela recebe a mensagem certa ou acha você um cara nojentão?

Vou frisar aqui que essa diferenciação é crucial para o sucesso da abordagem, porque mulher odeia homem arrogante.

Seguinte: sei que é um pouco difícil te explicar exatamente qual a diferença entre ambos para que você faça do jeito certo. Mas tente quantas vezes for preciso e você vai conseguir!

2 Exemplos de como ser confiante sem parecer arrogante

1º A postura

O arrogante é o cara que se sente acima de todo mundo, e até o andar dele transparece isso. Ele anda cheio de si, não percebe a existência de ninguém.

Já o autoconfiante gosta das pessoas, elas não podem derrubá-lo. Então a postura pode até ser semelhante à do cara arrogante, mas a expressão do rosto e o olhar devem ser mais cativantes e agradáveis – sorriso sempre no rosto.

Exemplos:

– Homem arrogante: ombros para trás, coluna ereta, olhar distante e sobrancelhas franzidas, boca fazendo um muxoxo e andar não muito rápido, a passos largos.

– Homem confiante: ombros para trás, coluna ereta, andar rápido e expressão sorridente olhando ao redor como se fosse amigo de todos.

2º O papo

Conversa de homem arrogante é um saco, todo mundo já ouviu e aposto toda a minha experiência de coach que ninguém suporta.

Ele fala muito sobre ele e sobre suas conquistas, mas de forma não convidativa. Ou seja, ele não quer que ninguém participe do seu monólogo.

O confiante, como disse acima, não tem medo das pessoas. Ele gosta de conversar e conviver com elas e faz questão de integrá-las nos seus assuntos.

Então certamente você não o ouvirá falando muito de si mesmo, mas quando ouvir, será em forma de comentários sutis e bem humorados.

Exemplos:

– Homem arrogante: “eu só consegui aquele prêmio porque sem dúvida era o mais capacitado da equipe, passei 5 anos estudando em Londres para me especializar em algo que ninguém mais faz no Brasil…”

– Homem confiante: “ah o prêmio foi um detalhe, aquele trabalho foi uma realização para a equipe toda, e você como conquistou essa colocação tão boa?”

Sobre o Autor

Santo Papo

Criador do Santo Papo e da franquia de treinamentos Guerra da Sedução, Marcel Kume já ajudou dezenas de milhares de homens de todo o mundo a ter uma vida amorosa plena e feliz, atuando como Coach de Relacionamentos. Hoje conta com o maior canal do Youtube brasileiro com o tema conquista e sedução de mulheres e já conta com mais de 270 mil inscritos.