Um sentimento que pode se transformar em um problemão em qualquer relacionamento amoroso é o ciúme.

Na dose certa, o ciúme até ajuda a dar uma apimentada na relação, mas não é nada fácil encontrar essa dosagem, o que acaba causando muitos conflitos para todo tipo de casal.

Como você pode imaginar, eu também me vi no olho dessa tormenta e até já perdi gatas por causa de ciúmes fora de controle. Pensando nisso, que tal descobrir como lidar com o ciúme?

Levando em conta que o ciúme é complicado de lidar tanto para quem sente ciúmes em excesso quanto para o alvo desse ciúme exagerado, vou relatar dois tipos de situações.

Numa delas, eu namorava uma garota ciumenta demais. Já na outra situação, eu que era o ciumento do relacionamento.

Veja como lidar com o ciúme

1. O que fazer quando a gata é ciumenta

Cara, uma experiência bastante desagradável pela qual eu passei foi namorar uma garota que, com o passar do tempo, mostrou que era a pessoa mais ciumenta do universo.

Ela vivia atormentando a minha vida, o que desgastou a relação rapidinho. Mas como eu ainda amava a moça, nem cogitei desistir, pois sabia que era só saber como lidar com esse tipo de pessoa para resolver o problema.

Bom, a primeira iniciativa foi me colocar no lugar da gata, para tentar entender as razões dela para tanto ciúme.

Um vez que o grau de ciúme da gata era elevado, tentei dialogar bastante com ela, pois o problema estava interferindo em outros aspectos das nossas vidas.

Além disso, comecei a valorizar mais a garota, que não tinha a autoestima muito alta. Como? Elogiava desde os grandes gestos, como mudança no penteado, até pequenos detalhes no dia-a-dia, como uma mensagem surpresa.

Em vez de ficar inventando desculpas ou até falando a verdade sempre que eu era interrogado sobre as minhas ações, eu tentava não entrar no jogo da mulher, que fazia de tudo para descobrir qualquer indício de que eu poderia estar envolvido com outra.

Algumas questões nem mereciam comentários, logo, eu deixava a gata falando sozinha e esperava até que ela se acalmasse para conversarmos novamente.

Para não ficar refém da moça, deixei claro que minhas amizades eram valiosas, bem como relações profissionais e familiares.

Assim, não parei de ver e conversar com certas mulheres só porque minha gata se sentia insegura.

Porém, o que eu fiz foi diminuir o contato com algumas mulheres que me davam mole ou que deixavam a minha namorada com crises horríveis de ciúme, como minhas ex.

E quando a situação ficou insuportável, dei um ultimato à gata: ou ela se tratava ou o namoro chegaria ao fim.

Após o tratamento que ela aceitou fazer, as crises ficaram bem menores e menos frequentes, tanto que nem foi por causa de ciúmes que nossa relação acabou.

2. O que fazer quando você é ciumento

Claro que o primeiro passo é admitir que você é ciumento em excesso, caso contrário, dificilmente você conseguirá lidar de uma forma produtiva com esse problema.

Eu, por exemplo, analisei minhas últimas ações e tentei compreender o lado da minha gata. Assim, percebi que exagerava mesmo em algumas situações, ficando com ciúme sem motivos concretos.

Fiquei mais compreensivo e parei de implicar com conversas que a gata tinha com caras do trabalho, entre outras coisas que costumavam me deixar louco.

Outro jeito de lidar com meu ciúme foi tratar a minha autoestima, afinal de contas, eu não conseguia controlar meu ciúme justamente porque tinha medo de perder minha namorada para um outro cara melhor que eu.

Então, desde amigos dela até desconhecidos na rua viraram potenciais ameaças.

Por fim, procurei auxílio de uma psicóloga, que me ajudou a lidar com esse sentimento antes que ele virasse algo doentio e destrutivo, para mim, para minha mulher e para outras pessoas ao nosso redor.

Sobre o Autor

Santo Papo

Criador do Projeto Santo Papo em 2008, Marcel Kume já ajudou dezenas de milhares de homens de todo o mundo a ter uma vida amorosa plena e feliz, atuando como Coach de Relacionamentos a mais de 10 anos. Hoje conta com o maior canal do Youtube brasileiro com o tema conquista e sedução de mulheres e já conta com mais de 750 mil inscritos.