Quando começamos uma relação, existem vários fatores que são imprescindíveis para que a mesma seja saudável, gostosa e principalmente duradoura, eu costumo dizer que esses fatores ou conjunto de sentimentos são como pilares de um prédio, todos são importantes e se faltar qualquer um deles a relação desmorona cedo ou tarde. Por essa razão é importante entender sobre os pilares do relacionamento.

Os principais pilares do relacionamento

. Admiração
. Gostar/Amor/Paixão
. Química/Desejo
. Cumplicidade/Parceria/Confiança
. Gentileza/Cavalheirismo

 pilares do relacionamento - admiração

pilares do relacionamento – admiração

Admiração

Esse sentimento tão importante, dificilmente aparece em nossos primeiros relacionamentos, principalmente quando começamos a namorar muito cedo. Eu mesmo conheci a importância da admiração após alguns namoros, quando comecei a pensar na relação em longo prazo, como um casamento por exemplo.

A admiração é o sentimento de que seu companheiro de alguma forma tem qualidades que te chamam a atenção, e essas qualidades são bem desenvolvidas e podem de forma direta ou indireta somar com as suas, te acrescentando novos conhecimentos, proporcionar segurança para pedir conselhos e resolver problemas, por isso podemos considera-la um dos principais pilares de um relacionaento.

Exemplo de admiração

Um exemplo clássico de admiração é quando você admira o companheiro por sua paixão pelo profissional e essa paixão reflete diretamente no sucesso na carreira de seu companheiro e seu subconsciente consegue entender que essa pessoa é alguém que pode passar segurança caso venha a construir uma família, pois está constantemente preocupado em se aprimorar, crescer e ter uma vida de sucesso.

Outro exemplo que podemos citar é admirar a pessoa por sua postura dentro de casa, a forma que trata a família e a protege, como ela trata seus pais e irmãos. Uma dica que deixo para mulheres que querem saber como será tratada pelo seu namorado quando se casar observe como ele trata a própria mãe, se ele não respeita a pessoa que colocou ele nesse mundo, imagine como ele irá tratá-la dentro de um casamento.

Teste da admiração

Como muitas pessoas acabam deixando esse fator inconscientemente em segundo plano vou passar alguns questionamentos que você pode fazer para descobrir se realmente admira seu companheiro.

OBS: Alguns dos itens citados podem não ter peso para algumas pessoas na questão de admiração, leve em consideração apenas os que podem vir a te incomodar a médio e longo prazo.

  • Observe sua postura dentro de casa, veja como trata os pais e irmãos;
  • Observe o nível de independência de seu companheiro, mesmo que AGORA ele dependa dos pais, ele faz algum tipo de planejamento para que isso mude ou está na zona de conforto e não procura mudar?
  • Seu companheiro é muito mimado pelos pais? Se sim, prepare-se para ter uma sogra ou sogro bem enxerido em sua relação;
  • Seu companheiro é ambicioso e trabalhador? Procura sempre crescer e ter uma carreira de sucesso?
  • Ele é mão de vaca ou mesquinho?
  • Cavalheirismo e gentilezas fazem parte da rotina de sua relação?
  • Você consegue imaginar vocês dois juntos como uma família feliz em um futuro? Cada um exercendo seu papel dentro de casa direitinho?

Considerações finais

Muitas pessoas não percebem, mas quando a admiração vai embora, ela acaba levando outros pilares juntos e quando você se der conta sua relação está desgastada e sendo “empurrada com a barriga”.

Sobre o Autor

Santo Papo

Criador do Santo Papo e da franquia de treinamentos Guerra da Sedução, Marcel Kume já ajudou dezenas de milhares de homens de todo o mundo a ter uma vida amorosa plena e feliz, atuando como Coach de Relacionamentos. Hoje conta com o maior canal do Youtube brasileiro com o tema conquista e sedução de mulheres e já conta com mais de 270 mil inscritos.