Ambientes corporativos podem parecer frios e os profissionais podem parecer que só estão interessados nas metas das empresas, mas não se engane todos queremos conversar e manter amizades, até mesmo no lugar de trabalho

Você acabou de chegar ao emprego novo, passou pela estressante entrevista e agora alcançou seu objetivo, conseguiu o trabalho.

Mas como se portar diante de tanta gente que você não conhece? Como interagir com eles? Como puxar assunto? Você está se sentido sozinho, perdido e confuso?

Mas a verdade é que nada pode ser mais frustrante do que você permanecer em um local sem conhecer ninguém e fazer amigos é uma tarefa que exige sabedoria e, muito importante, profissionalismo.

Mas antes de tudo é bom que você entenda algumas regras muito importantes, primeiro que a visão de amizade pode se distorcer, afinal, a amizade é fora do lugar que se trabalhar, dentro o que se deve existir é o  profissionalismo, pois quando você leva uma amizade muito forte para dentro de uma firma, vários acontecimentos podem conturbar tanto a amizade quanto o seu próprio desempenho.

Uma outra coisa, que se deve levar em consideração é que a amizade no local de serviço pode gerar diversas consequências que muitas vezes você não estará preparado para enfrentar e isso pode, sim, atrapalhar seu desempenho ou diminuindo suas chances de ser visto como um bom funcionário ou um exemplar.

Mas, calma, não estamos dizendo que não se deve ter amigos no trabalho, pois pode até causar má impressão um funcionário que não se relaciona com seus colegas de trabalho, certamente você já deve ter presenciado uma situação parecida.

Aquela pessoa que não almoça sozinha, conversa somente o trivial, não mantém nenhum laço afetivo, que seja.

Já que muitas pessoas sentem dificuldade em criar amizades no ambiente de trabalho e, realmente, pode ser um desafio se aproximar dos novos colegas, vamos dar algumas dicas para conquistar amigos no trabalho sem parecer àquela pessoa chata, e , claro não pagar “mico”.

Iniciativa:

Dê o primeiro passo, Claro os primeiros dias serão estranhos, mas trabalhar em um mesmo ambiente acaba criando assuntos em comum.

Tente começar o assunto procure algum tema que todos possam conversar e não tenha medo de falar com as pessoas ao seu redor.

Algo como falar sobre o próprio trabalho,  utilize o serviço como pretexto pra um assunto, fale sobre o que faz ou está fazendo, se interesse sobre o que seus colegas fazem.

Seja gentil  ajude quem precisa, dê atenção aos outros. Cuidado para não ser  grosseiro, mal educado ou, até mesmo reservado, afinal, queremos nos enturmar .

Sempre se lembre, haverá sempre alguém te olhando, seja gentil, mas sempre coloque seu trabalho em primeiro lugar dentro de uma roda social.

Redes sociais:

Claro, na era das novas tecnologias, começar uma “amizade” na rede social pode te ajudar, primeiro a vencer a timidez e, também, a conhecer os funcionários da empresa.

Assim você pode facilmente encontrar outras pessoas que sejam amigos desse seu amigo, assim você poderá adicioná-los e manter contato. Pode fuçar o perfil?

Mas é claro! Obviamente, seja discreto. Veja o perfil deles, do que gostam, que tipo de música, fotos de família, de amigos e quando for conversar com essa pessoa pessoalmente poderá facilmente levar um assunto interessante adiante.

E no seu perfil? Vamos ser o mais neutro possível, mesmo porque você está começando, evite indiretas, frases que possam conter conteúdos ofensivos e preconceitos, pois o seu colega de trabalho pode ver e entender de outras formas e espalhar no seu local de serviço e te arruinar logo no começo do seu trabalho.

Na hora da comida:

Chame para almoçar, para o café… Por exemplo, por que não chamar os seus colegas de trabalho para almoçarem todos juntos?

Encontre um restaurante próximo ao escritório e chame todos eles para um almoço. Normalmente fora do ambiente de trabalho, o surgimento da amizade se torne algo mais natural e leve.

Ou até mesmo no refeitório se pode ter a oportunidade  de sentar com uma pessoa, ou um grupo, e desse modo conseguir se enturmar.

Cuidado com os bons modos ao comer, é difícil, mas não seja tímido, pois a timidez pode te atrapalhar

Puxe assunto quando estiver silêncio na mesa, fale sobre assuntos atuais, evite assunto sobre temas particulares e pessoais, muito intimo para um primeiro contato.

Equipe:

Você já conseguiu se aproximas, as pessoas já te conhecem, papos rápidos acontecem… já está em um bom caminho.

Já que no momento que você já construiu uma amizade é importante que você  a mantenha. Não inicie fofocas e seja sempre simpático.

Aproveite essa oportunidade para estreitar as relações pessoais e profissionais, chame seus colegas para trabalhar em grupo, e assim atingir as metas da empresa. Afinal, é muito mais fácil trabalhar com quem gostamos.

Happy Hour:

O famoso Happy Hour, você certamente será convidado para as saídas em grupo com o pessoal do trabalho, afinal, as pessoas também querem te conhecer.

Aceite, não há nada melhor que um ambiente amistoso, descontraído para se aproximar mais ainda dos colegas.

E se você já se sentir à vontade, organize o happy hour, eles verão o quanto extrovertido você é, e claro, o interesse que tem em se aproximar delas

Seja você:

Principal é ser você mesmo, agir naturalmente, ser educado e simpático. Converse o suficiente, não fale demais e nem exagere em brincadeiras.

Evite conversar enquanto trabalha, pois isso pode prejudicar tanto você como seu colega.

Não se envolva em grupos fechados e nem em cochichos e fofocas isso pode arruinar a sua imagem e torná-lo uma pessoa desconfiável, mal falada e mau caráter.

Confiança é a base pra qualquer relacionamento, tanto amoroso como pessoal com amigos e superiores, por isso mostre confiança e seja literalmente confiável.

No começo pode parecer complicado, às vezes se têm a impressão que naquele lugar todos te olham estanho e que você não irá se dar bem com aquelas pessoas, mas você logo vai perceber o quanto as pessoas podem ser gentis e confiáveis.

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